Qual é a camada mais fina da Terra? - Galera Nerd!

ARTIGO ANTERIOR

Biográfia CEO do TikTok já foi estagiário no Facebook e diretor na Xiaomi

PRÓXIMO ARTIGO

Mundo EUA se preparam para brecar empresas de TI a partir de possível lei antitruste de IA
Qual é a camada mais fina da Terra? Imagem: Insira a fonte
Ciência e Espaço Qual é a camada mais fina da Terra?

Assim como uma cebola, o planeta Terra é dividido e estruturado em várias camadas. A mais externa é a crosta, que inclui a superfície em que pisamos. Mais abaixo, vem o manto, essencialmente uma rocha sólida. Um pouco mais profundo, está o núcleo externo, que é feito de ferro líquido. Por fim, vem o núcleo interno, feito de ferro sólido, e com um raio que é 70% do tamanho da Lua. 

Com cerca de 30 km de espessura, a crosta é a mais fina dessas camadas. Ela começa na superfície, que é coberta por materiais diversos, como areia, grama e pavimento, por exemplo. 

As vibrações sísmicas revelam que abaixo disso existem rochas dos mais variados tamanhos cobrindo a camada seguinte, chamada de manto. A parte superior do manto acompanha o movimento da crosta. Juntos, eles são chamados de litosfera, uma camada que tem cerca de 100 km de espessura em média, embora possa ser mais encorpada em alguns pontos.

Ela é dividida em vários grandes blocos chamados placas, que são como peças de quebra-cabeça que se encaixam aproximadamente juntas e não são estáticas – elas se deslocam. Às vezes, por uma mínima fração de centímetros ao longo de um período de anos. Outras vezes, os movimentos são maiores e mais repentinos, podendo desencadear terremotos e erupções vulcânicas.

Além disso, conforme o artigo de Huang, o movimento das placas é um fator crítico e provavelmente essencial que impulsiona a evolução da vida na Terra, porque as placas em movimento mudam o ambiente e forçam a vida a se adaptar a novas condições.

Shichun Huang, professor associado de Ciências da Terra e Planetárias na Universidade do Tennessee, nos EUA, explica que para haver todo esse movimento, deve haver calor. À medida que se aprofunda na Terra, a temperatura do manto aumenta. Na parte inferior das placas, em cerca de 100 km de profundidade, a temperatura é de cerca de 1.300 graus Celsius.

No limite entre o manto e o núcleo externo, que fica a 2,9 mil km para baixo, a temperatura é de quase 2.700ºC.

Então, na fronteira entre os núcleos externo e interno, a temperatura dobra, chegando a quase perto de 6.000ºC. “Essa parte que é tão quente quanto a superfície do Sol”, revelou Huang. “A essa temperatura, praticamente tudo – metais, diamantes, seres humanos – vaporiza-se em gás. Mas como o núcleo está a uma pressão tão alta nas profundezas do planeta, o ferro de que é composto permanece líquido ou sólido”.

Quais são as partes da crosta terrestre?

De acordo com o site Mundo Educação, a crosta terrestre pode ser dividida de duas formas. A primeira leva em consideração a sua localização, havendo as partes continental e oceânica. 

Enquanto a crosta continental é formada pela maior parte das terras emersas do planeta, como os continentes e as ilhas, a oceânica é composta pelas terras imersas do planeta, ou seja, que estão cobertas por fontes de água, como mares e oceanos.

Já a segunda classificação leva em conta a composição da crosta terrestre, dividindo-a em duas camadas de composições mineralógicas distintas: a sima e a sial. Mais interna, a camada sima é formada basicamente por sílica e magnésio. Por sua vez, a sial, camada mais externa, é composta principalmente por silício e alumínio.

Formada por grandes pedaços rochosos, a crosta flutua sobre o manto, logo, movimenta-se mediante as dinâmicas mais internas do planeta, resultantes de processos como o tectonismo e o vulcanismo. 

Agentes externos também influenciam na dinâmica e na transformação da parte externa da crosta terrestre. Alguns exemplos são o clima, a vegetação, o vento, a água e os seres vivos.

 


Qual é a camada mais fina da Terra? Imagem: Insira a fonte


Publicações Relacionadas

Comentários

Galera Nerd Galera Nerd

O maior site Nerd e de informações tecnológica de Angola


Gênio Digital
Amazon