Que tipo de atividade física traz mais benefícios para a saúde mental? - Galera Nerd!

ARTIGO ANTERIOR

Tecnologia GitHub Copilot: ferramenta de IA já está disponível para uso

PRÓXIMO ARTIGO

Cinema e Streaming Bruce Willis foi diagnosticado com demência, revela família
Que tipo de atividade física traz mais benefícios para a saúde mental?
Saúde e bem-estar Que tipo de atividade física traz mais benefícios para a saúde mental?

Este texto foi escrito por um colunista do GaleraNerd; saiba mais no final.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recentemente lançou um forte slogan: “Cada movimento conta”. O objetivo é conscientizar da importância da atividade física, mas indo além no sentido de que, considerando os alarmantes índices de inatividade física (não se movimentar o suficiente) da população, cada movimento corporal traz benefícios para saúde.

As recomendações são de aumentar movimentos em qualquer atividade e diversas situações como limpar a casa, subir escadas, lavar o carro, regar as plantas, entre outras. Porém, isso vale para os benefícios para a saúde mental? Uma pessoa que sofre com ansiedade e depressão usufrui de benefícios dessa forma?

Qual é a diferença entre atividade física e exercício físico?

O primeiro ponto é entender os contextos de atividade física e a diferença de exercício físico. Esse último é um tipo de atividade física, mas nem toda atividade física é considerada exercício.

Os exemplos de atividades cotidianas acima são de atividades físicas no contexto doméstico, mas também existem o ocupacional (durante o trabalho, como um gari) e de transporte (como ir de bicicleta para o trabalho).

Em geral as evidências são claras e você já sabe disso: atividade física está relacionada à saúde. O exercício físico está mais fortemente relacionado ainda, pois é uma atividade organizada e sistematizada para um objetivo, que pode ser saúde, mas que pode ir além e varia individualmente.

O foco inicial das pessoas que começam a se exercitar, tradicionalmente tem sido o corpo – a estética com a incansável busca por hipertrofia ou emagrecimento. Porém, devido às prevalências aumentadas de distúrbios de saúde mental – ansiedade, depressão e estresse, esse tem sido um evidente motivador para começar a se mexer.

Temos aí um paradoxo, pois a saúde mental pode ser tanto um motivador quanto uma barreira para a prática de exercícios; já percebeu como é difícil sair de casa para a academia em um dia triste ou com humor alterado?

Escrevo exercícios, pois é nesse contexto de atividade física que temos de fato benefícios para saúde mental e não nos outros (transporte, ocupacional e doméstico). Pesquisadores têm destacado que o exercício serve tanto para prevenção de doenças mentais quanto para promoção de saúde mental, mas que para isso o domínio da atividade física desempenha um papel significativo.

Você provavelmente não se sente bem psicologicamente ao limpar a casa ou subir lances de escadas. Tive um exemplo claro disso ao, nas minhas férias, ver duas pessoas na praia: um homem trabalhando recolhendo o lixo, caminhando sob o sol ao longo de toda a extensão da praia; e uma mulher em seu tempo de lazer fazendo abdominais. Como pode o benefício de mexer o corpo ser o mesmo em situações tão diferentes? Não é.

Em uma sessão de exercícios existem aspetos fundamentais que promovem o bem-estar psicológico: socialização, perceção de competência, autoeficácia, autonomia, que podem gerar prazer e melhora da autoestima, os quais são ausentes nos demais contextos de atividade física. Além disso, o especto neuro químico em que neurotransmissores como dopamina e serotonina são liberados no cérebro, ocorre a partir de exercícios. Em artigo publicado há poucos dias, um grupo de especialistas em saúde mental articulou recomendações para atividade física:

Recomendações de atividade física para melhorar a saúde mental

Tipo de exercício

Deve ser escolhido baseado na preferência pessoal, por isso experimente. Se não gosta de academia ou corrida, tente Pilates ou Yoga, se gosta de atividades em grupo tente o CrossFit ou treinamento funcional. Hoje existe uma variedade de modalidades, provavelmente você vai se identificar com alguma.

Ambiente social

Apoio social é fundamental, a valorização do seu comportamento pelas outras pessoas é um fator impulsionador. Outras pessoas influenciam suas atitudes e respostas emocionais ao exercício e isso é fundamental para determinar se você vai praticar ou não.

Domínio

A atividade física durante o lazer pode ser o domínio ideal para promover benefícios sobre a saúde mental.

Ambiente estrutural

Sempre que possível, escolha ambientes naturais e agradáveis como espaços verdes e azuis na natureza, pois eles podem potencializar os benefícios para o cérebro.

Basicamente, quando se trata de exercícios para saúde mental: Não importa a modalidade, mas escolha um exercício que goste de fazer durante seu tempo livre (lazer) e veja isso como uma oportunidade de socializar ou mesmo para curtir sua própria companhia (solitude). Quando falamos de atividade física para promover saúde mental, o ambiente importa.

 


Que tipo de atividade física traz mais benefícios para a saúde mental?


Que tipo de atividade física traz mais benefícios para a saúde mental?


Que tipo de atividade física traz mais benefícios para a saúde mental?


Publicações Relacionadas

Comentários

Galera Nerd Galera Nerd

O maior site Nerd e de informações tecnológica de Angola


Kwanzar
Eliúdy Tomás